*dê um duplo clique para restaurar a visualização original da prancha.
Projetar itinerante:
projetar.cá
concurso
2017
coautoria: Leonardo Pequi
Ao desanuviar do cenário atual de ensino, o portal Projetar.org se faz como uma das respostas, já que em sua trajetória soube sensivelmente usar da distância da virtualidade, de sua globalidade, para aproximar arquitetos-urbanistas, em formação, ao seu tempo, realidades, problemas e possibilidades, os incitando a compreendê-los e solucioná-los de forma inventiva.
Entre tais críticas ao atual cenário de ensino de Arquitetura e Urbanismo, a proposta do concurso Projetar Itinerante se faz necessária. Instigando seus participantes à concepção de uma estrutura itinerante por meio do metadiscurso, que represente a própria ideia do portal Projetar.org. e que dê suporte aos criadores de espaços. Tal espaço, deveria abrigar áreas de studio, discussões e exposições.
Ao propor transcender do mundo virtual para o físico, num pavilhão efêmero, o portal traz consigo a continuidade, a compreensão do processo e a proximidade que vem construindo, junto aos estudantes participantes, durante os últimos cinco anos.
Nesse sentido, seu desenho parte da espacialização síntese dessa continuidade dinâmica tornando-se suporte ao processo. Um elemento contínuo desenha as superfícies do fazer arquitetônico: olhar, desenhar, simular, expor, defender, discutir, refazer, expor e discutir outra vez, são feitos da mesma matéria. E essa continuidade se faz esperança, de aplicação e construção das propostas ali elaboradas, já que o pavilhão se alinha permeável à sociedade acadêmica e a comunidade em geral. Esse elemento monocromático expressa-se assim para apropriações por meio de intervenções e propostas de seus usuários.
-
Concepção gráfica da prancha: Illustrator e Photoshop.
-
Desenhos arquitetônicos e perspectiva: AutoCAD, SketchUP, V-Ray e Photoshop.
______
Este projeto foi desenvolvido em coautoria com Leonardo Pequi.